Escola Estadual Cel. Juvêncio
Direção: Roseli Aparecida Dias Garcia
Coordenadora: Dacirley Maria Dias Benites
Progetec: Adriana dos Santos Barbosa Brandão
Professora: Sabrina Nolasco Além
Disciplina: Geografia
Projeto Planeta Terra
Apresentação: A origem do planeta terra é um
documentário que impressiona pela riqueza de detalhes desde o
surgimento do planeta terra até a chegada dos seres humanos.
Justificativa: Para diversificar e
chamar a atenção de nossos alunos para preservação do planeta terra e sua
origem, utilizamos nas aulas de geografia de vídeos e imagens que abordem o
conteúdo.
Objetivo
Discutir as diferenças entre o centro da Terra e a biosfera e as características essenciais para a existência de vida
Discutir as diferenças entre o centro da Terra e a biosfera e as características essenciais para a existência de vida
Conteúdos
Estrutura interna do planeta Terra, camadas da Terra (crosta, manto e núcleo) e as características de pressão, ambiente, materiais e temperatura de cada uma delas.
Estrutura interna do planeta Terra, camadas da Terra (crosta, manto e núcleo) e as características de pressão, ambiente, materiais e temperatura de cada uma delas.
Objetivos
específicos:
Ao
desenvolver esta atividade, o aluno deverá ser capaz de:
-Compreender a estrutura que forma o nosso planeta;
-Reconhecer a forma da Terra;
-Conhecer as camadas da Terra;
-Perceber em escala reduzida as proporções de cada
camada.
-Caracterizar cada camada mostrada no esquema,
destacando seus principais elementos constituintes.
*Crosta - camada mais externa, com espessura média de
40 km, composta principalmente por silicatos de alumínio, sendo também chamada
de Sial.
*Manto - camada intermediária, com cerca de 2.900 km
de espessura, onde predominam elementos como o ferro e magnésio, em
temperaturas de 100ºC a 3.500ºC.
*Núcleo - camada interna do planeta, com cerca de
3.500 km de espessura, constituída principalmente por níquel e ferro, sendo
também conhecida como Nife e onde a temperatura supera os 4.000ºC.
Solicitarei aos alunos que reproduzam um desenho
esquemático da estrutura da Terra no caderno, identificando e pintando as
partes em cores diferentes, para facilitar a assimilação do conteúdo
proposto.
Metodologia:
Inicialmente assistiremos o documentário, A origem do
planeta terra em seguida discutirá o assunto,
Com o auxilio do livro didático estaremos realizando
uma leitura de imagem e conteúdo. Após a aula dialogada e expositiva os alunos
reproduzirão o desenho das camadas do planeta terra. Em seguida os alunos
produzirão maquetes e imagens sobre a importância do nosso planeta e sua
preservação.
Recursos
utilizados:
Humanos: estudantes, professores e Professora
Gerenciadora de Tecnologias e Recursos Midiáticos.
Tecnológicos: Data show, máquina digital e impressora.
Cronograma de desenvolvimento do Projeto:
Mês de Maio e Junho.
Breve
relato da culminância:
Os trabalhos expostos pelos alunos serão apresentados
na Feira Cultural escolar dia 28 de novembro de 2014. As fotos serão divulgadas
no blog da escola.
Estratégia
para divulgação:
Além
da exposição das produções na Feira Cultural da Escola, as imagens registradas
durante as aulas e no blog da Escola Estadual Cel.
PRODUÇÃO DOS ALUNOS:
Postagem: Adriana dos Santos Barbosa Brandão - PROGETEC
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