quinta-feira, 11 de abril de 2013

GRAMÁTICA E TECNOLOGIA

   Aula de língua Portuguesa realizada no 2º ano do Ensino Médio, do dia 09-04 pela professora Rosinette Nogueira Pires com o uso de música Eduardo e Mônica para o estudo do  sujeito e interpretação do texto. Após ouvir a música os grupos  discutiram questões de gramática e interpretação. 
   O uso da tecnologia envolvendo questões gramaticais facilitam a compreensão dos alunos. 
 Foram usados , o notebook, caixa de som, letra impressa e máquina fotográfica para o registro das atividades.

   Podemos definir como ensino direcionado a práticas tecnológicas o texto a seguir:

"O século XXI está sendo marcado pelo aceleramento da tecnologia eletrônica, com atenção especial para a informática, o computador e a Internet.
Atualmente, o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas até a sala de aula. É muito importante o compromisso do docente e a escola deve impor-se de questionar e discutir os aspectos da informática dentro da evolução da sociedade juntando nesse processo as transformações às vezes não percebíveis.
Os meios de comunicação são verdadeiras “extensões do homem”, devemos usa-los desde a infância num sentido construtivo. Desde o pré-escolar até o 2º grau, a matéria da comunicação e expressão deveria receber uma ênfase maior, promovendo o crescimento integral das pessoas de todas as classes sociais adotando para tanto varias formas de comunicação, tais como as alternativas, participatória, militante, popular, de resistência e por que não a folclórica ou tradicional. Através das relações diárias, o ser universal (o homem) pensa, sente e age a todo instante através das relações sociais de que fazem parte. É preciso haver uma educação voltada para a cidadania. As pessoas agem a partir de uma relação de trocas culturais, modificam a si mesmas, aos outros e à natureza. Interagem o tempo todo.
No mundo inteiro o rádio e a TV e mais recentemente os computadores passaram a formar parte da bagagem instrumental da chamada Tecnologia Educativa. O desafio da escola hoje é preparar as crianças para enfrentarem o mundo do trabalho. Mesmo antes de chegarem a escola, as crianças recebem informações em suas casas. O educador não pode se neutralizar diante da forte influência lançada pela mídia, é necessário cuidado. Afinal, informação não é sinônimo de conhecimento.
É importante que educador e educando aprendam a selecionar as informações apropriadas, verificando e identificando suas proveniências, quem as criou, divulgou-as e qual a intenção das mesmas. Informação ou consumismo? 
Entretanto, torna-se necessário relacionar teoria e prática para que possamos perceber nos mais diversos meios das tecnologias a importância de avançarmos enquanto educadores e educandos. Dessa forma, o uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova forma de pensar e de transformar diante desse novo mundo globalizado."





Postagem: Adriana dos Santos Barbosa Brandão - PROGETEC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM SOU

Jardim, MS, Brazil
Escola Estadual que atende a clientela de Jardim-MS há 64 anos, atualmente com Ensino Fundamental e Médio. A Escola possui extensão, onde esta localizado o "NUESP" - Núcleo de Atendimento Especializado.