Aconteceu neste sábado das 07:00 ás 11:00 h o 3º Encontro da Oficina "Aprendendo com as TIC´s", houve participação do professores da E.E. Cel. Juvêncio, todos empenhados na Elaboração de Aulas utilizando os Recursos Tecnológicos da Sala de Tecnologia.
PARABÉNS PROFESSORES ACREDITO NO POTENCIAL DE TODOS!!!
ATIVIDADES REFLEXIVAS DESENVOLVIDAS PELAS ALUNAS DA OFICINA
Texto: Educação Inovadora.
Educar é ajudar o outro na construção da sua identidade, do seu caminho
pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das
habilidades de compreensão, emoção e comunicação, tendo sempre em mente que a vida
é um processo permanente de aprendizagem, para que possamos encontrar nossos
espaços pessoais, sociais e de trabalho, tornando-nos cidadãos realizados e
produtivos, através da aquisição de capital humano o qual é medido pelo
grau de poder de influência que exercemos sobre os outros.
O aprendizado se faz através das coisas, das
pessoas e das idéias que vemos, ouvimos, sentimos, tocamos, experimentamos,
lemos, compartilhamos e sonhamos. Aprendemos na família, na escola, no
trabalho, no lazer.
Necessitamos de um equilíbrio entre a flexibilidade
e a organização, termos liberdade diante da hierarquia e das normas,
adaptando-nos às diferenças individuais, respeitando os diversos ritmos de
aprendizagem, integrando as diferenças locais e os contextos culturais.
Aula-pesquisa, onde professor motiva, incentiva dá os primeiros passos para
sensibilizar o aluno para o valor do que vamos fazer, para a importância da
participação do aluno neste processo.
Com as novas tecnologias na educação amplia-se o
espaço de aprendizagem que extrapola o da sala de aula. O professor pode
estar em contato permanente com seus alunos através da Internet.
Necessitamos de uma forma de ensinar mais
compartilhada, com profunda participação dos alunos, individual e grupal, com
flexibilidade de espaço e de tempo, com menos conteúdos fixos e processos mais
abertos de pesquisa e de comunicação.
As informações estão dadas de forma rápida e
atraente. Cabe ao professor ajudar o aluno a interpretar os dados, relacioná-los
e contextualizá-los. Só aprendemos quando a informação faz parte de nosso
contexto pessoal.
O professor precisa ser competente, conhecer a
matéria e estar atualizado. Saber se comunicar, motivar a turma, explicar o
conteúdo, mantendo sempre o grupo atento, entrosado, cooperativo e produtivo.
“As mudanças na educação dependem também de termos
administradores, diretores e coordenadores mais abertos, que entendam todas as
dimensões que estão envolvidas no processo pedagógico, que apóiem os
professores inovadores, que equilibrem o gerenciamento empresarial, tecnológico
e o humano, contribuindo para que haja um ambiente de maior inovação,
intercâmbio e comunicação”. Necessitamos na educação de uma
comunicação autêntica entre professores e alunos criando ambientes mais
significativos de confiança e cooperação
Uma educação de qualidade pressupõe hoje uma
organização inovadora, aberta e dinâmica, com um Projeto Pedagógico
participativo com docente bem preparado intelectual, emocional e eticamente,
com boa remuneração e boas condições de trabalho. Com espaço para uma relação
efetiva entre professores e alunos, permitindo que os professores conheçam seus
alunos e possam acompanhá-los e orientá-los. Que haja uma infra - estrutura
adequada, atualizada, confortável com tecnologias acessíveis, rápidas e
renovadas.
A educação é um processo permanente, porque nunca acaba
paciente, porque os resultados nem sempre aparecem imediatamente e sempre se
modificam, e confiante porque temos que ter uma atitude positiva diante da
vida, do mundo e de nós mesmos. É um processo afetuoso, impregnado de carinho,
de ternura, de compreensão. Quando nos sentimos apoiados, incentivados, somos
capazes de explorar novas situações, novos limites, de se expor a novas buscas.
Atividade Reflexiva da Professora: Maria Lucia Guizolfi
Cito: "José Manuel Moran"
A
entrevista de José Manuel Moran, acerca do uso de tecnologias na
educação presencial e a distância, evidencia a importância da
informatização do processo educacional em todo os país, pois assim a
aprendizagem se faz presente em tempo real em todo e qualquer lugar em
que exista um computador conectado a internet.
Esta importância
tecnológica na formação educacional é priorizada, segundo Moran, pelas
metas do governo em informatizar todas as instituições de ensino. Porém,
não podemos entender que informatizar a educação, significa apenas a
instalação de recursos tecnológicos diversos em salas de tecnologias nas
escolas, mas sim contribuir para inclusão digital tanto dos professores
quanto dos alunos, já que, para contribuir com a construção do
conhecimento e formação educacional plena de nossos estudantes, é
preciso que os educadores tenham este conhecimento tecnológico para
poder compartilhar com seus alunos, afinal, não é possível mediar um
conhecimento que não se domine.
Embora existam discussões de que
existam ações mais urgentes na educação do que a informatização das
escolas, é preciso entender que a formação que desejamos para nossos
alunos está acontecendo agora, juntamente com a informatização
globalizada do mercado de trabalho, relacionamentos virtuais a longa
distância e comunicação tecnológica, sendo assim, torna necessária a
inclusão da tecnologia em seus mais diversos recursos neste momento, em
que o uso das tecnologias se mostra tão evidente e necessário para a
sociedade atual.
Para que este processo de informatização da
educação, a própria internet oferece recursos variados, com sites
educativos que permitem o acesso gratuito e colaborativo, em que são
possíveis acessar e fazer o uso pedagógico de jogos online, vídeos,
textos e pesquisas que despertam nos estudantes o interesse pelo assunto
que através destes recursos, é abordado de maneira mais dinâmica e
criativa, que coincide com o interesse tecnológico dos alunos, mas com
objetivo educacional.
Portanto, é indispensável que neste
processo de incorporação de tecnologia na educação e formação dos
estudantes, os educadores tenham em mente que para que a informatização
do ensino depende do planejamento do educador em incluir o uso das TIC
como metodologias de ensino, pois sem esta inclusão por parte do
educador, não existe informatização da educação, ainda que existam em
todas as instituições de ensino do país, salas de tecnologias
abarrotadas de recursos tecnológicos, sem a mediação significativa do
educador, este processo de ensino informatizado se torna inexistente e
incapaz de formar cidadãos capazes de atuar na sociedade tecnológica na
qual estamos todos inseridos.
Atividade Reflexiva da Professora: Simony Barbosa Cabral Carvalho
Postagem: Adriana dos Santos Barbosa Brandão Gerenciadora/STE
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