quinta-feira, 16 de agosto de 2012

3º ENCONTRO DA OFICINA CEL. JUVÊNCIO

         Aconteceu neste sábado das 07:00 ás 11:00 h o 3º Encontro da Oficina "Aprendendo com as TIC´s", houve participação do professores da E.E. Cel. Juvêncio, todos empenhados na Elaboração de Aulas utilizando os Recursos Tecnológicos da Sala de Tecnologia.

PARABÉNS PROFESSORES ACREDITO NO POTENCIAL DE TODOS!!!













ATIVIDADES REFLEXIVAS DESENVOLVIDAS PELAS ALUNAS DA OFICINA

          Texto: Educação Inovadora.
 
       Educar é ajudar o outro na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação, tendo sempre em mente que a vida é um processo permanente de aprendizagem, para que possamos encontrar nossos espaços pessoais, sociais e de trabalho, tornando-nos cidadãos realizados e produtivos, através da aquisição de capital humano o qual é medido pelo grau de poder de influência que exercemos sobre os outros.
        O aprendizado se faz através das coisas, das pessoas e das idéias que vemos, ouvimos, sentimos, tocamos, experimentamos, lemos, compartilhamos e sonhamos. Aprendemos na família, na escola, no trabalho, no lazer.
         Necessitamos de um equilíbrio entre a flexibilidade e a organização, termos liberdade diante da hierarquia e das normas, adaptando-nos às diferenças individuais, respeitando os diversos ritmos de aprendizagem, integrando as diferenças locais e os contextos culturais. Aula-pesquisa, onde professor motiva, incentiva dá os primeiros passos para sensibilizar o aluno para o valor do que vamos fazer, para a importância da participação do aluno neste processo.
         Com as novas tecnologias na educação amplia-se o espaço de aprendizagem que extrapola o  da sala de aula. O professor pode estar em contato permanente com seus alunos através da Internet.
         Necessitamos de uma forma de ensinar mais compartilhada, com profunda participação dos alunos, individual e grupal, com flexibilidade de espaço e de tempo, com menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação.
         As informações estão dadas de forma rápida e atraente. Cabe ao professor ajudar o aluno a interpretar os dados, relacioná-los e contextualizá-los. Só aprendemos quando a informação faz parte de nosso contexto pessoal.
      O professor precisa ser competente, conhecer a matéria e estar atualizado. Saber se comunicar, motivar a turma, explicar o conteúdo, mantendo sempre o grupo atento, entrosado, cooperativo e produtivo.
      “As mudanças na educação dependem também de termos administradores, diretores e coordenadores mais abertos, que entendam todas as dimensões que estão envolvidas no processo pedagógico, que apóiem os professores inovadores, que equilibrem o gerenciamento empresarial, tecnológico e o humano, contribuindo para que haja um ambiente de maior inovação, intercâmbio e comunicação”.  Necessitamos na educação  de uma comunicação autêntica entre professores e alunos criando ambientes mais significativos de confiança e cooperação
         Uma educação de qualidade pressupõe hoje uma organização inovadora, aberta e dinâmica, com um Projeto Pedagógico participativo com docente bem preparado intelectual, emocional e eticamente, com boa remuneração e boas condições de trabalho. Com espaço para uma relação efetiva entre professores e alunos, permitindo que os professores conheçam seus alunos e possam acompanhá-los e orientá-los. Que haja uma infra - estrutura adequada, atualizada, confortável com tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas.
       A educação é um processo permanente, porque nunca acaba paciente, porque os resultados nem sempre aparecem imediatamente e sempre se modificam, e confiante porque temos que ter uma atitude positiva diante da vida, do mundo e de nós mesmos. É um processo afetuoso, impregnado de carinho, de ternura, de compreensão. Quando nos sentimos apoiados, incentivados, somos capazes de explorar novas situações, novos limites, de se expor a novas buscas.

Atividade Reflexiva da Professora: Maria Lucia Guizolfi 

 Texto: Distância e Presencial cada vez mais próximos.
Cito: "José Manuel Moran"


            A entrevista de José Manuel Moran, acerca do uso de tecnologias na educação presencial e a distância, evidencia a importância da informatização do processo educacional em todo os país, pois assim a aprendizagem se faz presente em tempo real em todo e qualquer lugar em que exista um computador conectado a internet.
              Esta importância tecnológica na formação educacional é priorizada, segundo Moran, pelas metas do governo em informatizar todas as instituições de ensino. Porém, não podemos entender que informatizar a educação, significa apenas a instalação de recursos tecnológicos diversos em salas de tecnologias nas escolas, mas sim contribuir para inclusão digital tanto dos professores quanto dos alunos, já que, para contribuir com a construção do conhecimento e formação educacional plena de nossos estudantes, é preciso que os educadores tenham este conhecimento tecnológico para poder compartilhar com seus alunos, afinal, não é possível mediar um conhecimento que não se domine.
          Embora existam discussões de que existam ações mais urgentes na educação do que a informatização das escolas, é preciso entender que a formação que desejamos para nossos alunos está acontecendo agora, juntamente com a informatização globalizada do mercado de trabalho, relacionamentos virtuais a longa distância e comunicação tecnológica, sendo assim, torna necessária a inclusão da tecnologia em seus mais diversos recursos neste momento, em que o uso das tecnologias se mostra tão evidente e necessário para a sociedade atual.
           Para que este processo de informatização da educação, a própria internet oferece recursos variados, com sites educativos que permitem o acesso gratuito e colaborativo, em que são possíveis acessar e fazer o uso pedagógico de jogos online, vídeos, textos e pesquisas que despertam nos estudantes o interesse pelo assunto que através destes recursos, é abordado de maneira mais dinâmica e criativa, que coincide com o interesse tecnológico dos alunos, mas com objetivo educacional.
           Portanto, é indispensável que neste processo de incorporação de tecnologia na educação e formação dos estudantes, os educadores tenham em mente que para que a informatização do ensino depende do planejamento do educador em incluir o uso das TIC como metodologias de ensino, pois sem esta inclusão por parte do educador, não existe informatização da educação, ainda que existam em todas as instituições de ensino do país, salas de tecnologias abarrotadas de recursos tecnológicos, sem a mediação significativa do educador, este processo de ensino informatizado se torna inexistente e incapaz de formar cidadãos capazes de atuar na sociedade tecnológica na qual estamos todos inseridos. 

Atividade Reflexiva da Professora: Simony Barbosa Cabral Carvalho



 

Postagem: Adriana dos Santos Barbosa Brandão Gerenciadora/STE


 

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