Em reunião com os gestores das Unidades Regionais de Ensino (URE’s), que aconteceu nestas segunda (23) e quarta-feiras (24), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisora de Avaliação Educacional (Suave), buscou orientá-los quanto aos procedimentos a serem adotados em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.
A principal orientação repassada aos gestores é a busca de mecanismos que incentivem os alunos a participarem do Exame. Segundo a supervisora de Avaliação Educacional, Vera Lúcia, “é importante buscar esse caminho do incentivo em um momento decisivo na vida do aluno. A recomendação não cabe apenas para o Enem, mas para toda a construção escolar dos nossos alunos. A premissa neste momento é voltada aos alunos concluintes do Ensino Médio por conta de estarmos nos aproximando de um processo tão importante de acesso ao ensino superior”, comentou.
O Enem é um exame utilizado como critério de seleção de alunos para ingresso em instituições públicas de ensino superior e bolsistas do Prouni, em faculdades privadas. Também poderá ser utilizado por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo, como certificação de conclusão de ensino médio.
A Seduc informou, ainda, que as pessoas maiores de 18 anos, que desejam fazer o Enem para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio, que este ano o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), também estará emitindo as certificações. Os alunos no ato da inscrição devem fazer a opção por receberem o documento, em caso de aprovação, pela Seduc ou pelo Ifma.
As inscrições para o Enem estão sendo feitas apenas pela internet, através do site (http://sistemasenem@.inep.gov.br/inscricao), até as 23h e 59min do dia 10 de junho. As provas estão marcadas para acontecerem nos dias 22 e 23 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 35,00 e deverá ser paga até 13 de junho.
ISENTOS DO PAGAMENTO DA TAXA
Estão isentos de pagar a taxa de inscrição, os alunos matriculados no último ano (concluintes) do Ensino Médio em instituições públicas de ensino (federais, estaduais e municipais); ou demais participantes, desde que declarem carência no ato de sua inscrição e que a declaração seja aprovada pelo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
ATENDIMENTO ESPECIAL
Durante a inscrição, os participantes não devem esquecer de informar se precisam de atendimento especial (provas ampliadas, ledor, ambiente diferenciado por causa de dificuldades de locomoção) ou de horário diferenciado por motivos religiosos. Esse tipo de solicitação não poderá ser feita após o processo de inscrição. O Inep, responsável pelo exame, pode solicitar também documentos comprobatórios dessas necessidades. Mais informações no site: www.enem.inep.gov.br/
Postagem: Adriana dos Santos Barbosa Brandão - STE
Fonte: www.jornalpequeno.com.br
A E. E. Cel. Juvêncio foi criada em 31/03/1949 como Escola Pública Municipal "Coronel Juvêncio", pertencente a época ao município de Bela Vista. Passou a pertencer ao município de Jardim. Em 11/03/1975 passou a denominar-se Escola Estadual de 1º Grau Cel. Juvêncio e só mais tarde ficou elevada em nível de 2º grau. A escola atualmente oferece a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Extensão em Atendimento na Sala de Recursos Multifuncional (NUESP) e AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
QUEM SOU
- "CEL. JUVÊNCIO"
- Jardim, MS, Brazil
- Escola Estadual que atende a clientela de Jardim-MS há 64 anos, atualmente com Ensino Fundamental e Médio. A Escola possui extensão, onde esta localizado o "NUESP" - Núcleo de Atendimento Especializado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário