A professora Eunice, da disciplina de Química, está desenvolvendo um projeto de conscientização a respeito das drogas e a sociedade. Após terem assistido a filme, resumido textos do livro didático sobre o tema, e discutido com os colegas em sala de aula, os alunos produziram seus próprios textos.
No período noturno, dois textos merecem destaquem.
ALUNA: JOSIANE VALDEZ MENDIETA
3º ANO B
Álcool não é só etílico
Uma das formas mais utilizadas do álcool é a bebida alcoólica, que acaba viciando as pessoas devido aos seus componentes químicos. Basta uma única dose para acelerar os batimentos causando aumento de pressão arterial.
Bebida alcoólica é uma droga muito fácil de ser consumida por qualquer pessoa. Existem leis que menores de 18 anos não podem consumir bebida, mas isso é só no papel, pois qualquer pessoa pode e faz uso de tal bebida, devido à precária fiscalização e a facilidade de acesso a ela.
Mas isso pode mudar. Basta que queiramos mudar a forma de pensar e consumir bebidas, já que beber mata aos poucos, destruindo parte por parte dentro daqueles que já não bebem por esporte, mas por vício. Porém sempre há tempo de parar.
O consumo da bebida traz problemas sociais para todos, porque sempre que se compra ou vende bebidas, está contribuindo e muito para o aumento de viciados e o vício só acontece quando não há conscientização de quão grande é esse mal para as pessoas. Afetam não só a si mesmo, mas quem o cerca. A sociedade sofre.
Muito já está sendo feito para diminuir estes índices, mas nem sempre dá certo, pois as coisas só mudam quando há força de vontade de quem tem que mudar.
Aluna: FRANCISLAINY GUEDES DE ANDRADE HERMOCZKI
3º ANO B
Um mal que mata aos poucos
Um dos maiores males que vem sendo utilizado e com freqüência é o uso das drogas. Para ser mais precisa, na vida dos jovens, onde muitas vezes esse consumo começa por influencia de terceiros.
No conceito de drogas pode ser incluída toda e qualquer substância alucinógena, deste o álcool até a maconha, que a droga propriamente dita. Com o consumo da mesma, acabam-se matando os preceitos sociais e morais, até chegar a morte do próprio usuário, aos poucos. A droga mata a vida social e depois a vida pessoal do usuário.
Mas muito já está sendo feito para mudar esse quadro social. Só depende de que cada um se conscientize e dê apoio a quem faz uso, para que mude de opinião, antes que a opinião errada mude de vez a sua vida.
Por fim, a droga acaba com a vida de quem a ingere e de todos à sua volta.
Pensar antes de experimentar é a melhor maneira de não se contaminar por esse mal que mata aos poucos, o mal que intitulamos drogas.
Assim, segundo a professora coordenadora do projeto - Professora Eunice - , o resultado foi surpreendente, com redações de muito boa qualidade como foi aqui ilustrado. Houve uma variedade de pontos de vista a respeito do assunto, de acordo com o entendimento e importância para cada aluno.
Postado pela professora Nádia Scheeren - STE Vespertino
A E. E. Cel. Juvêncio foi criada em 31/03/1949 como Escola Pública Municipal "Coronel Juvêncio", pertencente a época ao município de Bela Vista. Passou a pertencer ao município de Jardim. Em 11/03/1975 passou a denominar-se Escola Estadual de 1º Grau Cel. Juvêncio e só mais tarde ficou elevada em nível de 2º grau. A escola atualmente oferece a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Extensão em Atendimento na Sala de Recursos Multifuncional (NUESP) e AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
QUEM SOU
- "CEL. JUVÊNCIO"
- Jardim, MS, Brazil
- Escola Estadual que atende a clientela de Jardim-MS há 64 anos, atualmente com Ensino Fundamental e Médio. A Escola possui extensão, onde esta localizado o "NUESP" - Núcleo de Atendimento Especializado.
Professora Nádia, parabéns pelo trabalho realizado na STE juntamente com a professora regente Eunice. Continue assim estimulando a participação dos professores quanto a utilização da TICs.
ResponderExcluirAbraços, Sandra.