A E. E. Cel. Juvêncio foi criada em 31/03/1949 como Escola Pública Municipal "Coronel Juvêncio", pertencente a época ao município de Bela Vista. Passou a pertencer ao município de Jardim. Em 11/03/1975 passou a denominar-se Escola Estadual de 1º Grau Cel. Juvêncio e só mais tarde ficou elevada em nível de 2º grau. A escola atualmente oferece a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Extensão em Atendimento na Sala de Recursos Multifuncional (NUESP) e AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem).
sábado, 14 de agosto de 2010
Direito e Dever de Todos - O Voto
A educação brasileira está mudando com a relação professor/aluno, realizando atividades pedagógicas nas escolas e em ambientes externos com o intuito de criarmos conhecimento e entendermos alguns aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais da nossa sociedade. Em uma aula de História na Escola Estadual Cel. Juvêncio foi proposto uma reflexão sobre o processo eleitoral de 2010, onde os alunos ouviram uma música de Chico Buarque - Sabiá, e leram dois textos sobre a política brasileira e as Diretas Já. Onde durante a aula elaboraram textos livres sobre o processo eleitoral. Segue abaixo dois textos produzidos pelos alunos, com o objetivo dessa juventude estar inserida nesse processo tão importante da sociedade brasileira.
Política
A política está presente cotidianamente em nossas vidas. Ela tem como objetivos: ajudar as mulheres na luta contra uma sociedade machista que discrimina e age com violência, na luta dos portadores de necessidades especiais para pertencerem de fato à sociedade, ajuda na luta dos negros discriminados, aos homossexuais desrespeitados e agredidos, aos direitos dos índios massacrados e exterminados, dos jovens que chegam ao mercado de trabalho e são surpreendidos com mais um “não”, e a política visa ajudar à milhões de pessoas que não tem um pedaço de terra em um país tão grande.
A política envolve a atitude e omissões perante a vida. Os políticos têm e assumem a responsabilidade de permanecer a justiça social verdadeiramente democrática para todos.
Texto de Laís F. Yarzon – 3º Ano-E.
O dever de todo cidadão
O voto foi uma grande conquista que nos possibilitou ajudar a decidir quem nós queremos no poder, representando toda a sociedade, elegendo aquele que irá lutar pelos direitos dos cidadãos e pelos objetivos de melhorias nas cidades, estados e até mesmo no país.
No entanto, sabemos que esse voto nem sempre é consciente. Normalmente, se quer analisamos os candidatos à serem votados, causando assim, um grande arrependimento depois, ao vermos que não está sendo cumprido nada daquilo que foi prometido.
Sabemos também, como é grande a influência da mídia em nossas vidas. Todos os dias vemos e ouvimos diferentes propagandas, sempre com o mesmo intuito: convencer o eleitor de que seus candidatos são os melhores. E cabe a nós mesmos refletir sobre cada um.
Então, devemos ter em mente que nosso voto irá decidir nossas vidas, de nossas famílias e de um país como um todo. E que saber em quem estamos votando é o melhor caminho para um futuro promissor.
Texto de Karina Damasceno – 3º Ano-E.M.
Postado por Francis Torres/História
Divulgação da Imagem - Luana Kaminski do Blog - Filósofa do Século XXI
Endereço desse Blog: http://filosofa-do-seculo21.blogspot.com/2009/05/participacao-da-juventude-na-politica.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
QUEM SOU
- "CEL. JUVÊNCIO"
- Jardim, MS, Brazil
- Escola Estadual que atende a clientela de Jardim-MS há 64 anos, atualmente com Ensino Fundamental e Médio. A Escola possui extensão, onde esta localizado o "NUESP" - Núcleo de Atendimento Especializado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário